Propósito, uma reflexão permanente.

proposito

Você já parou para pensar quais sãos as suas motivações? Levando em consideração os aspectos pessoais e profissionais, o que na tua vida te faz feliz?

Pois bem, alguns autores têm tratado a resposta para este questionamento como PROPÓSITO. O dicionário nos traz algumas definições para propósito: aquilo que se pretende alcançar, objetivo, finalidade, intuito.

Para as empresas o Propósito é a resposta que vai além da sua razão de ser, precisa responder quais são as suas entregas para seus clientes e a sociedade onde está inserida, deixando de forma clara o seu compromisso com as partes interessadas.

É fundamental que quando pensemos no nosso propósito olhemos as coisas de forma mais ampla, como exemplo: meu propósito pessoal não pode ser “ganhar dinheiro”, e sim realizar conquista que me levem a satisfação pessoal e profissional, consequentemente terei sucesso e os recursos necessários para viver bem.

Sou um defensor de que as pessoas que devem trabalhar e realizar aquilo que gostam, consequentemente isso lhes trará felicidade. Parece utópico, mas se questionarmos as pessoas de sucesso perceberemos que elas fazem coisas que lhes motivam, aquilo que lhes fazem felizes, tem objetivos claros e bem definidos na sua vida.

Nas organizações isso não é diferente, precisamos pensar além do resultado financeiro, o que deixaremos para a sociedade que estamos inseridos?

Acredito que as organizações devam se engajar em seus propósitos, mas também em objetivos maiores, além dos seus muros, como atividades de desenvolvimento da sociedade onde estão inseridas. Isso pode ser feito das mais variadas formas, apoiando escolas, ajudando nos bairros onde estão inseridas ou mesmo movimentos como o Pro_Move Lajeado, que pretende “Transformar Lajeado em uma cidade inovadora, ampliando a qualidade de vida e o conhecimento dos seus cidadãos”

E agora o que realmente importa. Qual a minha decisão? Qual o meu propósito? Quando vou identificá-lo e começar a atuar nele? Se sou empreendedor, qual o propósito da organização que estou conduzindo? Comece escrevendo e depois refletindo sobre ele, confirme que as atividades que você vem desenvolvendo estão voltadas em atingi-lo, corrija os rumos necessários e por final lembre-se: esta é uma reflexão permanente em breve teremos que falar sobre isso novamente!

Albano Mayer – Diretor SIMBRASIL

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *