São sistemas que buscam desenvolver uma estrutura para gerenciar e continuamente melhorar as políticas, procedimentos e processos de sua organização.
A maioria dos Sistemas de gestão são baseados no método PDCA.
O sistema adotado pelo PGQP, baseia-se em 8 critérios de gestão, que são base para o diagnóstico e desenvolvimento de qualquer organização, são eles:
1. Liderança
2. Estratégias e Planos
3. Cliente
4. Sociedade
5. Informação e Análise
6. Pessoas
7. Processos
8. Resultado
É importante que toda organização monitore seus desempenhos pelos critérios de gestão e algumas ainda podem ser reconhecidas e participar do Prêmio Qualidade RS.
Todos os anos clientes da SIMBRASIL são premiados no Prêmio Qualidade.
Qualidade e seus prêmios, certificações,… Mas e a QUALIDADE DOS SERVIÇOS? O PÓS VENDA?
Qualquer Gestor tem ciência que reter os clientes é mais difícil que vender um serviço e/ou produto.
O que é importante? Qual é o foco? Qual é o produto? O CLIENTE! Então devemos nos focar em sermos “solucionadores de problemas” dos CLIENTES! E para isso muitas vezes devemos ver se a nossa “casa” está bem “arrumada”, aliás, constantemente! E ouvir nossos clientes!!! São poucos os clientes que falam, a maioria troca de empresa e nem relata! E os clientes que relatam, valem “ouro”, porque eles nos dão o norte dos problemas.
Alexandra Calza.