CCQ´s

Os Círculos de Controle da Qualidade são Grupos de 4 a 7 funcionários, voluntários, que se reúnem sistematicamente com objetivo de levantarem e buscarem soluções para problemas de sua área de trabalho. Tem como objetivos fundamentais:

Desenvolver o potencial humano em sua plenitude;
Respeitar a natureza humana criando um ambiente saudável e feliz para trabalhar;
Contribuir para a melhoria e desenvolvimento da empresa.

Benefícios:
Ao homem:
Auto-desenvolvimento;
Novas oportunidades;
Participação no trabalho;
Reconhecimento.

A empresa:
Redução de custos;
Aumento da produtividade;
Melhoria da qualidade;
Melhoria das relações humanas.

Ao país:
Defesa do consumidor;
Qualidade para exportação;
Reputação e prestígio da indústria brasileira.

 

Políticas de funcionamento:
Estrutura dos grupos participativos
Das reuniões
Freqüência
Escopo
Da documentação
Do encaminhamento dos projetos
Da capacitação dos participantes do grupo
Avaliação dos grupos
Reconhecimento dos grupos

 

Características do CCQ
Os participantes são voluntários;
Operam por tempo indeterminado;
O grupo escolhe o líder e secretário;
O grupo escolhe o tema do trabalho;
O grupo decide sobre a evolução do trabalho;
O grupo implanta ou participa da implantação das melhorias;
O grupo analisa as idéias obtidas;
Não tem compromisso com resultados.

 

Fundamentos do CCQ
Atender ou até mesmo superar as expectativas do cliente;

Ter qualidade em tudo que todos fazem, e isto depende de três fatores básicos: Querer, Saber e Fazer;
Corrigir as falhas o mais rápido possível é extremamente importante, porém um tanto quanto tardia. A insatisfação e as perdas já ocorreram. Para evitar este tipo de situação é necessário que cada trabalhador realize o autocontrole, que tenha a capacidade de coletar e analisar dados numéricos, a fim de ter conhecimento do que foi, está e vai ser produzido. Com esta situação preventiva e preditiva, evita-se a produção dos não-conformes.

 

Estudo em grupos, praticando a seqüência metodológica e as Ferramentas da Qualidade, em assuntos rotineiros do local de trabalho, tornando os problemas úteis, gera uma sinergia através do incentivo e cooperação entre colegas, facilitando o aprendizado, tornando-o eficaz e agradável.

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