Artigo PDCA na prática! por Pedro Blos

PDCA 2020

PDCA na prática!!

Estamos diante de um complexo problema de saúde que atinge a todos nós!

E me dei conta da importância do trabalho de equipe, do desafio de escolher as pessoas certas para o lugar certo e reunir as mais diversas especialidades do campo do conhecimento da saúde e engajá-los com um propósito claro: Encontrar o antidoto para neutralizar essa pandemia.

Me dei conta da importância do método científico adotado por esta equipe para compreender o problema claramente baseando-se em dados e fatos sem achismos.

A partir daí levantar dados e fatos que possam identificar as causas prováveis que geram os efeitos indesejados então discutir as melhores práticas que outros países estão adotando com sucesso e consensar sobre as melhores estratégias de ataque para neutralizar seus efeitos nefastos considerando a realidade brasileira.

A importância da execução do plano definido pelo time e a utilização de indicadores de desempenho quantitativos e qualitativos para verificar a eficácia das ações tomadas.

Caso ocorra desvios dos resultados esperados, tomar ações imediatas de ajustes e correções, avaliando acertos e fracassos que constituem a base do conhecimento humano.

Me dei conta que estamos vivenciando o método de gerenciamento PDCA!

O ciclo de melhoria contínua onde há o momento para planejar a ação (PLAN – Planejar), há o momento do esforço e dedicação na execução do plano definido (DO – Fazer), Há o momento da verificação dos resultados (CHECK – Verificar) e ações de correção sobre os desvios verificados (ACT– Agir corretivamente) até atingir o resultado esperado.

Nosso ministro da saúde Luiz Henrique Mandetta está liderando uma equipe que até o momento tem passado uma imagem de competência e comprometimento com o resultado. A preocupação com uma comunicação direta e clara com o povo brasileiro para que façamos a nossa parte nesse momento.

Acredito que logo mais sairemos desse momento difícil e crítico para todos. Acredito que estamos diante de um novo mundo, um novo tempo. Um tempo em que sejamos menos egoístas, mais solidários, mais espiritualizados e mais humanos.

pedro blos

Pedro Blos é diretor e fundador da SIMBRASIL – Consultoria e Capacitação

A SIMBRASIL Consultoria e Capacitação de Porto Alegre atua no desenvolvimento de pessoas há 24 anos, disseminando, capacitando e implementando técnicas de  gestão em negócios com foco em resultados.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *