Nível Coaching
A Formação de Gestores Nível Coaching, visa desenvolver as características avançadas do processo de liderança.
É uma formação para gestores com conhecimentos de liderança, seu foco esta em ampliação da aplicabilidade, buscando desenvolver o Líder Coaching.
O programa deste curso está estruturado em 08 etapas, levando em considerações aspectos do desenvolvimento técnico e comportamental. Totalizando 104 horas de formação.
Módulos
Módulo 1
Coaching O Líder de Líderes
Objetivo:
Desenvolver pessoas em posições de liderança nos conceitos e uso de técnicas do Coaching com padrões internacionais e seu uso como instrumento de desenvolvimento pessoal e profissional.
Conteúdo:
- A importância do Coaching no desenvolvimento de pessoas;
- O entendimento do que é Coaching;
- O Coaching, o treinamento, a terapia e outras atividades;
- O processo e a prática de Coaching;
- Perguntas poderosas do Coaching;
- Lidando com crenças e valores;
- A importância da comunicação no Coaching;
- A liderança educadora com as ferramentas do Coaching.
Desenvolver pessoas em posições de liderança nos conceitos e uso de técnicas do Coaching com padrões internacionais e seu uso como instrumento de desenvolvimento pessoal e profissional.
Conteúdo:
- A importância do Coaching no desenvolvimento de pessoas;
- O entendimento do que é Coaching;
- O Coaching, o treinamento, a terapia e outras atividades;
- O processo e a prática de Coaching;
- Perguntas poderosas do Coaching;
- Lidando com crenças e valores;
- A importância da comunicação no Coaching;
- A liderança educadora com as ferramentas do Coaching.
Módulo 2
O Gestor como Negociador
Objetivo:
Capacitar o Gestor como Negociador, desenvolvê-lo para que consiga após o diagnóstico da sua equipe, trabalhar da melhor forma a conquistar os resultados para a organização.
Conteúdo:
- Visão global do ambiente de negócios;
- Introdução a negociação;
- Posturas de negociação;
- A comunicação e o elemento confiança na negociação;
- Estilos de negociador;
- Etapas do processo de negociação;
- O poder pessoal.
Capacitar o Gestor como Negociador, desenvolvê-lo para que consiga após o diagnóstico da sua equipe, trabalhar da melhor forma a conquistar os resultados para a organização.
Conteúdo:
- Visão global do ambiente de negócios;
- Introdução a negociação;
- Posturas de negociação;
- A comunicação e o elemento confiança na negociação;
- Estilos de negociador;
- Etapas do processo de negociação;
- O poder pessoal.
Módulo 3
Estratégias Empresarias do Planejamento a Ação
Objetivo:
O curso visa capacitar às lideranças na compreensão do conceito, objetivos e metodologia do planejamento estratégico na organização.
Discutir com os participantes a integração do BSC ao planejamento estratégico.
Capacitar os treinandos na aplicação da metodologia para aferição da efetividade e eficácia das suas estratégias competitivas.
Conteúdo:
- O conceito e objetivos do planejamento estratégico empresarial;
- Fluxograma do processo de planejamento estratégico;
- Definição da Cultura Organizacional;
- Análise de cenários;
- Análise do ambiente competitivo;
- Análise do ambiente interno da organização;
- Definindo a Visão empresarial;
- Identificando as estratégias de ataque e defesa;
- Definição dos objetivos conectados a estratégia da empresa (BSC);
- Padronização dos indicadores de desempenho do negócio;
- Como definir metas de curto, médio e longo prazo;
- Como identificar projetos estratégicos;
- Como compilar planos de ação;
- Alinhamento do planejamento estratégico ao orçamento da empresa;
- Avaliação da estrutura da empresa;
- Desdobramento e comunicação das estratégias até o nível operacional;
- Avaliação e acompanhamento dos projetos;
- Cases de aplicação do planejamento estratégico;
- Fatores críticos de sucesso do planejamento.
O curso visa capacitar às lideranças na compreensão do conceito, objetivos e metodologia do planejamento estratégico na organização.
Discutir com os participantes a integração do BSC ao planejamento estratégico.
Capacitar os treinandos na aplicação da metodologia para aferição da efetividade e eficácia das suas estratégias competitivas.
Conteúdo:
- O conceito e objetivos do planejamento estratégico empresarial;
- Fluxograma do processo de planejamento estratégico;
- Definição da Cultura Organizacional;
- Análise de cenários;
- Análise do ambiente competitivo;
- Análise do ambiente interno da organização;
- Definindo a Visão empresarial;
- Identificando as estratégias de ataque e defesa;
- Definição dos objetivos conectados a estratégia da empresa (BSC);
- Padronização dos indicadores de desempenho do negócio;
- Como definir metas de curto, médio e longo prazo;
- Como identificar projetos estratégicos;
- Como compilar planos de ação;
- Alinhamento do planejamento estratégico ao orçamento da empresa;
- Avaliação da estrutura da empresa;
- Desdobramento e comunicação das estratégias até o nível operacional;
- Avaliação e acompanhamento dos projetos;
- Cases de aplicação do planejamento estratégico;
- Fatores críticos de sucesso do planejamento.
Módulo 4
Comunicação e Persuasão
Objetivo:
Transformar pessoas em comunicadores persuasivos que estejam preparadas, com conhecimento e prática dos métodos e técnicas de boa comunicação verbal e não-verbal, percepção aguçada de pessoas e suas emoções, nas diversas situações do dia-a-dia, e dos modelos de comportamento e performance pessoal e executiva.
Conteúdo:
FLEXIBILIDADE
- Desinibição e espontaneidade perante grupos;
- Como obter flexibilidade ao conversar;
- Como transitar entre temas diversos em uma conversa.
COMUNICAÇÃO
- Elementos da comunicação;
- Percepção e Rapport;
- Emoções, gestos e postura na comunicação;
- O modelo da PNL na comunicação;
- Canais perceptivos preferenciais (auditivo, sinestésico e visual);
- O processo da comunicação estratégica.
NEGOCIAÇÃO E PERSUASÃO
- Estratégias de negociação;
- As pessoas e os interesses envolvidos na negociação;
- Regras de ouro para uma boa negociação;
- Áreas da persuasão; Processo da persuasão (crenças, valores e critérios);
- Hierarquia de valores;
- PNL na Persuasão - Chunking e Fogging.
Transformar pessoas em comunicadores persuasivos que estejam preparadas, com conhecimento e prática dos métodos e técnicas de boa comunicação verbal e não-verbal, percepção aguçada de pessoas e suas emoções, nas diversas situações do dia-a-dia, e dos modelos de comportamento e performance pessoal e executiva.
Conteúdo:
FLEXIBILIDADE
- Desinibição e espontaneidade perante grupos;
- Como obter flexibilidade ao conversar;
- Como transitar entre temas diversos em uma conversa.
COMUNICAÇÃO
- Elementos da comunicação;
- Percepção e Rapport;
- Emoções, gestos e postura na comunicação;
- O modelo da PNL na comunicação;
- Canais perceptivos preferenciais (auditivo, sinestésico e visual);
- O processo da comunicação estratégica.
NEGOCIAÇÃO E PERSUASÃO
- Estratégias de negociação;
- As pessoas e os interesses envolvidos na negociação;
- Regras de ouro para uma boa negociação;
- Áreas da persuasão; Processo da persuasão (crenças, valores e critérios);
- Hierarquia de valores;
- PNL na Persuasão - Chunking e Fogging.
Módulo 5
Endomarketing
Objetivo:
Capacitar os participantes a avaliarem o nível de comunicação em sua empresa bem como fornecer ferramentas para intensificar a eficiência e eficácia das informações internas incrementando os resultados da Organização.
Conteúdo: - Entendendo o Endomarketing e a Comunicação Interna;
- Como identificar o nível de comunicação da empresa;
- Marketing Interno vem antes do Marketing Externo?;
- Somente 30% da Capacidade Produtiva das empresas estão sendo aproveitados. Como resgatar os 70%?;
- Os desastres da Comunicação Interna;
- Construindo o Fluxograma do Endomarketing da sua empresa;
- Quem são os responsáveis pela Comunicação?;
- Como transformar a informação/comunicação em resultados.
Capacitar os participantes a avaliarem o nível de comunicação em sua empresa bem como fornecer ferramentas para intensificar a eficiência e eficácia das informações internas incrementando os resultados da Organização.
Conteúdo: - Entendendo o Endomarketing e a Comunicação Interna;
- Como identificar o nível de comunicação da empresa;
- Marketing Interno vem antes do Marketing Externo?;
- Somente 30% da Capacidade Produtiva das empresas estão sendo aproveitados. Como resgatar os 70%?;
- Os desastres da Comunicação Interna;
- Construindo o Fluxograma do Endomarketing da sua empresa;
- Quem são os responsáveis pela Comunicação?;
- Como transformar a informação/comunicação em resultados.
Módulo 6
Feedback Efetivo
Objetivo:
Desenvolver os conceitos de feedback. Preparar o líder para realizar o processo de feedback efetivo, com resultados e garantias de comprometimento da equipe.
Conteúdo: - O que é liderança Coach?;
- A importância dos feedback como fatores motivacionais da liderança;
- A importância de não perder o momento certo de se dar um feedback;
- O passo-a-passo do feedback motivacional positivo e de redirecionamento;
- Foco na ação e no comportamento e não no indivíduo;
- Tipos de Feedback: silêncio, crítica, conselho, reforço.
Desenvolver os conceitos de feedback. Preparar o líder para realizar o processo de feedback efetivo, com resultados e garantias de comprometimento da equipe.
Conteúdo: - O que é liderança Coach?;
- A importância dos feedback como fatores motivacionais da liderança;
- A importância de não perder o momento certo de se dar um feedback;
- O passo-a-passo do feedback motivacional positivo e de redirecionamento;
- Foco na ação e no comportamento e não no indivíduo;
- Tipos de Feedback: silêncio, crítica, conselho, reforço.
Módulo 7
Liderança na Prática
Objetivo:
O módulo além de tratar da avaliação de desempenho da equipe, pretende utilizar muitas das ferramentas e métodos desenvolvidos durante a capacitação, testando alguns entendimentos e focando o Líder Coaching, que busca constantemente superar seus resultados, e mobilizar a sua equipe de trabalho.
Conteúdo: - Processo de percepção;
- Conceito de competência, habilidade e atitude;
- Estima, empatia e envolvimento do líder e da equipe;
- O perfil do Líder Motivador que sabe dinamizar equipes;
- Intuição como chave essencial na tomada de decisões;
- Delegação – ferramenta essencial na organização e motivação da equipe;
- Uso de raciocínio estratégico para vencer os obstáculos e os desafios imprevistos;
- O porquê da avaliação de desempenho no trabalho;
- Inovação e criatividade. Técnicas para otimizar os recursos fazendo marketing de ideias;
- Negociando um plano de aprimoramento com a equipe.
O módulo além de tratar da avaliação de desempenho da equipe, pretende utilizar muitas das ferramentas e métodos desenvolvidos durante a capacitação, testando alguns entendimentos e focando o Líder Coaching, que busca constantemente superar seus resultados, e mobilizar a sua equipe de trabalho.
Conteúdo: - Processo de percepção;
- Conceito de competência, habilidade e atitude;
- Estima, empatia e envolvimento do líder e da equipe;
- O perfil do Líder Motivador que sabe dinamizar equipes;
- Intuição como chave essencial na tomada de decisões;
- Delegação – ferramenta essencial na organização e motivação da equipe;
- Uso de raciocínio estratégico para vencer os obstáculos e os desafios imprevistos;
- O porquê da avaliação de desempenho no trabalho;
- Inovação e criatividade. Técnicas para otimizar os recursos fazendo marketing de ideias;
- Negociando um plano de aprimoramento com a equipe.
Módulo 8
Treinamento Vivencial
Objetivo:
Dinâmicas onde possam ser vivenciados e trabalhados os temas Planejamento, Trabalho em Equipe, Criatividade e Inovação, bem como Comunicação e Motivação. Oportunizando as lideranças integração através de técnicas vivenciais.
Conteúdo: - A evolução da conceituação do ato de liderar;
- Auto avaliação dos líderes;
- As três habilidades necessárias aos líderes;
- Flexibilidade de estilo;
- A capacidade de realizar diagnósticos;
- A capacidade de realizar acordos;
- As competências de um líder transformacional;
- Definindo a visão para a equipe;
- Desenvolvendo o pensamento estratégico;
- Estabelecendo uma orientação por processo;
- Desenvolvendo a percepção das emoções dos outros;
- Construindo uma influência confiável.
Dinâmicas onde possam ser vivenciados e trabalhados os temas Planejamento, Trabalho em Equipe, Criatividade e Inovação, bem como Comunicação e Motivação. Oportunizando as lideranças integração através de técnicas vivenciais.
Conteúdo: - A evolução da conceituação do ato de liderar;
- Auto avaliação dos líderes;
- As três habilidades necessárias aos líderes;
- Flexibilidade de estilo;
- A capacidade de realizar diagnósticos;
- A capacidade de realizar acordos;
- As competências de um líder transformacional;
- Definindo a visão para a equipe;
- Desenvolvendo o pensamento estratégico;
- Estabelecendo uma orientação por processo;
- Desenvolvendo a percepção das emoções dos outros;
- Construindo uma influência confiável.