Nível Liderança


A Formação de Gestores Nível Liderança, procura desenvolver as características iniciais do processo de liderança.
É uma formação para gestores desenvolvida nas mais modernas práticas, com foco em aplicabilidade imediata na empresa ou no desenvolvimento do Líder.
Todo o programa está estruturado em 09 etapas, levando em considerações aspectos do desenvolvimento técnico e comportamental. Totalizando 124 horas de formação.

 

Módulos


Módulo 1
Planejamento e Organização Pessoal
Objetivo:
Propiciar aos participantes recursos para identificação dos grandes desperdiçadores de tempo que impactam diretamente na redução da produtividade pessoal. Aplicar métodos e ferramentas que possibilitam a priorização de tarefas importantes, o respeito ao cumprimento de prazos, a organização, processamento e arquivamento de informações relevantes.

Apresentação de exemplos de aplicação imediata na rotina de trabalho, promovendo ganhos de qualidade e produtividade.


Conteúdo:
- Avaliando a questão TEMPO no dia-a-dia;
- Ladrões do nosso Tempo;
- Lidando com os 5 Ps;
- Como controlar interrupções;
- A importância do planejamento pessoal;
- Tipos de Reunião e Reuniões Eficazes;
- Delegação;
- A gestão da Informação;
- Organizando o setor de trabalho;
- Mudança de Hábito.
Módulo 2
Liderança de Resultados
Objetivo:
Discutir o papel do gestor na atualidade, apresentar técnicas para identificação do grau de maturidade da equipe e ações de correção. A base para estes estudos são os Autores Kenneth H. Blanchard, James Hunter, John Nasbitt, Ram Charan entre outros.

Desenvolver características para o Líder, o Diagnóstico, os Acordos e o Comportamento nas diversas situações vividas.

Aperfeiçoar o comportamento do líder em seu desenvolvimento e controle junto a sua equipe.


Conteúdo:
- Nosso momento atual e a liderança;
- O conceito de líder e suas principais características;
- Auto avaliação e diagnóstico do estágio de desenvolvimento do gestor;
- Os estilos de liderança;
- A flexibilidade e a capacidade de realizar diagnósticos;
- Características da motivação humana;
- Acordos com a equipe;
- Técnicas para repreender e elogiar.

Módulo 3
Administração de Conflitos
Objetivo:
Capacitar os gestores de pessoas para obter resultados superiores da sua equipe através de relacionamentos autênticos. Instrumentalizar os participantes com técnicas e táticas para minimizar e ou lidar melhor com conflitos pessoais e interpessoais.


Conteúdo:
- O relacionamento interpessoal no trabalho;
- Técnicas para transformar um grupo de pessoas em equipe;
- Táticas para identificar e lidar com conflitos;
- Atitudes impulsionadoras x Atitudes restritivas;
- As percepções, o preconceito e a comunicação não verbal;
- Dicas de posturas congregadoras.


Módulo 4
Definindo Indicadores de Desempenho do Processo
Objetivo:
Visa instrumentalizar os participantes com indicadores de desempenho operacional dos processos sob sua autoridade e responsabilidade, bem como, capacitá-los a conduzirem reuniões de avaliação de desempenho de maneira eficiente e eficaz com sua equipe.


Conteúdo:
- O conceito de processo, autoridade e responsabilidade;
- O conceito de indicadores de desempenho;
- O processo com foco nos resultados;
- Identificando os indicadores do processo;
- Padronizando os indicadores de desempenho do processo;
- Definindo os recursos necessários para manter os registros;
- Técnica de reunião de avaliação de resultados.

Módulo 5
Identificando e Resolvendo Problemas no Processo
Objetivo:
Visa capacitar e instrumentalizar os gestores com técnica para identificarem, priorizarem, analisarem, planejarem ações e correção, técnica e economicamente viáveis aos problemas críticos dos principais processos de sua área de autoridade. Usarem a metodologia do PCDA para resolverem problemas e ampliar a eficiência das suas equipes.


Conteúdo:
- O conceito de problema;
- Como identificar e priorizar os problemas do processo;
Método PDCA;
Ferramentas da qualidade: Brainstorming;
GUT;
Estratificação;
Lista de verificação;
Gráfico de Pareto;
Fluxogramas;
Diagrama de causa e efeito;
- Cálculo de viabilidade econômica de projeto
- Compilando Padrões na área.
Módulo 6
O Gestor Avaliando o Desempenho no Trabalho da sua Equipe
Objetivo:
Capacitar os gestores a dar e receber feedback de seu liderado de maneira eficaz objetivando o aprimoramento profissional e relacional da equipe.


Conteúdo:
- O porquê da avaliação de desempenho no trabalho;
- Processo de percepção;
- Conceito de competência, habilidade e atitude;
- Avaliando o desempenho individual técnico e relacional;
- Negociando um plano de aprimoramento com a equipe;
- Exercícios/dinâmicas.









Módulo 7
O Gestor Contratando e Desligando com Eficácia
Objetivo:
Visa aumentar o conhecimento e as habilidades dos gestores para realizarem entrevistas e integrações de pessoal na área de trabalho. Proporcionar ao Gestor, ferramentas eficazes para o desligamento de funcionários sem trauma e prevenindo gastos futuros.


Conteúdo:
- Conhecendo o processo de contratação de pessoal e aspectos legais envolvidos;
- Planejando a entrevista;
- Efetivando a entrevista (cuidados);
- Cuidados pós-entrevista;
- Etapas para realizar uma integração eficaz do novo colega na área;
- Importância e realização eficaz do acompanhamento e avaliação do desempenho do candidato no processo;
- Como comunicar o sucesso ou fracasso da efetivação;
- Identificação dos profissionais que estão fora do perfil;
- O processo de desligamento eficaz;
- O custo de desligar sem critérios.
Módulo 8
O Gestor Capacitando a Equipe
Objetivo:
Visa capacitar os gestores para o uso adequado de técnicas e recursos didáticos para aumentar a eficácia na transmissão de conhecimento para sua equipe.


Conteúdo:
- Andragogia;
- Processo de comunicação;
- Instrutor de capacitação (Função e importância);
- Processo de ensino-aprendizagem;
- Habilidades técnicas;
- Métodos e técnicas de ensino;
- Recursos audiovisuais;
- Planejamento de ensino;
- Objetivos instrumentais;
- Trabalhos práticos e filmagem.




 
Módulo 9
Treinamento Vivencial
Objetivo:
Dinâmicas onde possam ser vivenciados e trabalhados os temas Planejamento, Trabalho em Equipe, Criatividade e Inovação, bem como Comunicação e Motivação. Oportunizando as lideranças integração através de técnicas vivenciais.