Artigo Liderança em tempos de crise – por Albano Mayer

liderança em tempos de crise

Liderança em tempos de crise 
 

Acredito ser importante uma explicação, para dar suporte às necessidades da atuação do líder nos momentos de crise. No site “conceito.com” encontrei a seguinte explicação para crise:  

A crise é uma mudança brusca sobre algum aspecto… quando uma situação estável incorpora uma mudança significativa de índole negativa, costuma-se dizer que há uma crise. A ideia de crise é aplicada em qualquer contexto humano da qual ocorre algo imprevisto, negativo ou grave. Quando surge o elemento ou fator novidade, interrompe-se o equilíbrio e consequentemente vem a crise. 

No primeiro momento o líder precisa lembrar que a sua postura frente a crise poderá representar a adesão e o comprometimento da sua equipe, com isso tenha sanidade, sabedoria e velocidade nesta decisão. 

Depois precisamos entender o que está gerando a crise, quais as causas e como isso pode implicar na nossa atividade. Quais as medidas de contenção eu posso tomar naquele momento? O resultado dessa decisão dará mérito ao líder e referencial ao controle da situação. 

Na sequência, crise exige que sejamos positivos não devemos nos permitir reclamar ou mesmo apontar os culpados da situação, o mais importante é a execução de ações que possam solucionar a crise e nesta condução o líder deve manter a sua postura de forma adequada. 

Liderar não significa ter a concordância da maioria, mas sim ter a convicção de estar tomando a medida certa, a decisão do líder não requer aplausos imediatos, requer convicção na tomada de decisão. 

Liderar é entender, não apenas dos fatos, mas entender das pessoas. Um líder precisa nos diversos momentos da crise, tratar seus liderados com empatia, sou um crítico da simplificação desta palavra, pois empatia não significa apenas se colocar no lugar do outro, mas tentar entender a ótica dele naquele momento, com base nas suas condições, convicções, dogmas, escolaridade e experiências. 

Liderar em tempos de crise significa dar exemplo, e talvez aqui tenhamos encontrado uma das principais dificuldades nas crises, pois somos acometidos dos nossos modelos mentais já configurados, e usamos eles de forma automática, quase instintiva, e não questionamos se este seria o melhor exemplo. Neste momento muitos líderes mostram a sua baixa capacidade de condução da equipe, demostram o seu despreparo e imaturidade, ou mesmo em alguns casos a sua verdadeira índole aparece.  

Sempre afirmo que a liderança não é uma tarefa fácil e quando escrevo sobre o assunto me deparo com mais dificuldades. Neste momento fica claro que a liderança requer uma constante reinvençãome atrevo a dizer que os modelos de liderança têm prazo de validade, constantemente temos que reavaliar posturas e a nossa forma de condução. 

Ao escrever este texto acabo de lembrar de uma passagem do livro, O Líder do Futuro – John Nasbitele fala sobre modelos mentais na liderança e afirma onde algumas características da liderança permanecem constantes, como é o caso da integridade. 

Neste momento estamos vivenciando uma grande crise de saúde pública, uma crissem precedentes, sem história, sem domínio tecnológico ou conhecimento real das condições futuras que iremos enfrentar, o que exige mais serenidade na liderança. Quando tratamos de saúde devemos levar em conta os impactos no moral da nossa equipe, as pessoas ficam abaladas quando enfrentam algo desconhecido e agravado pelo fato que pode afetar a saúde de seus familiares, então cabe ao líder identificar e compartilhar a correta informação, mesmo que parcial, mas correta. 

Omissão, está é uma das piores posturas que um líder poderia ter no momento de crise, perderá completamente o comprometimento de sua equipe, colaboradores ou colegas. Não podemos nos omitir, temos que nos informar, estudar e ter uma posição coerente com aquilo que somos e pensamos. 

Encerro este texto com um convite, seja um Líder Transformador, lidere pelo exemplo e enfrente com coragem todas as crises que terás, no final cada crise terás um novo aprendizado e principalmente estofo para enfrentar as outras que virão. 

albano

Albano Mayer é diretor e fundador da SIMBRASIL – Consultoria e Capacitação

A SIMBRASIL Consultoria e Capacitação de Porto Alegre atua no desenvolvimento de pessoas há 24 anos, disseminando, capacitando e implementando técnicas de  gestão em negócios com foco em resultados.

1 Comentário

  • Alexandre 27/03/2020 at 09:28 - Reply

    Exemplo…. Totalmente pertinente professor!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *