Artigo Liderança em tempos difíceis – por Pedro Blos

artigo pedro

Liderança em tempos difíceis:

Segundo o pesquisador e futurista Joel Barker “Líder é alguém que decidimos seguir até um lugar onde não iríamos sozinhos” e o cerne desta questão é que as pessoas que desejam liderar outras pessoas serão avaliadas pela sua credibilidade, confiança, capacidade em comunicar seu propósito, agir dentro de valores e Visão de futuro.

Em tempos de quarentena e os sérios problemas econômicos que enfrentaremos no curto prazo, nunca estes quesitos de comportamento e ação tornaram-se tão evidentes.

A confiança e a direção dada por quem lidera é fundamental.

Ela constrói o engajamento necessário para a equipe possa colaborar no planejamento de estratégias e executar ações efetivas na solução dos problemas que nos aguardam logo aí em frente.

Sem confiança não há comunicação. Em qualquer interação humana, a quantidade necessária de comunicação é inversamente proporcional ao nível de confiança, ou seja, quanto maior a confiança no líder menos explicações são necessárias, quanto menor a confiança, maiores explicações são necessárias.

Em momentos turbulentos percebemos os reais valores pelos quais as Organizações se orientam.

É na dedicação á execução qualificada de ações efetivas e menos na qualidade do discurso que compreendemos por que as Organizações e Instituições são essenciais à sociedade.

E se nós como colaboradores devemos fazer parte dela, e se nós como consumidores devemos continuar adquirindo seus produtos e serviços.

Felizmente podemos constatar uma série de exemplos positivos sendo realizadas neste momento em país, como:

  • A liberação dos profissionais para trabalhar remotamente em casa;
  • Modificação de linhas de fabricação para produzir produtos de saúde que se fazem necessários tais como álcool Gel, máscaras de proteção e outros;
  • Aquisição e doação de respiradouros para hospitais municipais;
  • Liberação de hotéis e estádios esportivos para servir de hospitais para tratamento de pessoas infectadas.
  • A liberação de ginásios esportivos para abrigar e tratar moradores de rua e tantos outros ótimos exemplos de envolvimento e trabalho em equipe.

Exemplos de solidariedade, união e força que representa a maioria do povo brasileiro.

Nesses dias de quarentena li um livro excelente que recomendo para vocês chama-se “O LADO DIFÍCIL DAS SITUAÇÕES DIFÍCEIS” de Bem Horowitz, onde o autor afirma “Cuide das pessoas, dos produtos e dos lucros nesta ordem.”

Cuidar das pessoas significa fazer que a empresa, a Instituição e o país sejam bons lugares para se trabalhar e viver.

Onde as contribuições sejam reconhecidas, com pouca burocracia para aumentar a criatividade estimulando a inovação e a alegria de trabalhar e orgulho de pertencer.

Às vezes, o líder não precisa de uma solução fantástica, mas apenas clareza na sua intensão.

É um momento de profunda reflexão sobre o que, o como e porque contribuir para um país mais positivo e humano para todos os brasileiros.

pedro blos

Pedro Blos é diretor e fundador da SIMBRASIL – Consultoria e Capacitação

A SIMBRASIL Consultoria e Capacitação de Porto Alegre atua no desenvolvimento de pessoas há 24 anos, disseminando, capacitando e implementando técnicas de  gestão em negócios com foco em resultados.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *