Estamos sendo mais empáticos, ainda bem!
Para iniciar o texto descrevo o conceito de “empatia” conforme está descrito no dicionário:
“significa a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo”.
Empatia não é apenas a capacidade de se colocar no lugar do outro, é sentir o que outra pessoa está sentindo ou compreender o que ela está pensando.
Mas por que falar de empatia?
Porque a empatia tem se mostrado há algum tempo uma das competências do futuro. Ela reconstrói a relação entre pessoas, entre grupos diversos.
E nunca vimos tantos casos de solidariedade ao redor do mundo como neste último mês. São organizações parando suas produções para fabricar itens de uso essencial para o momento que estamos vivendo, pessoas dando o pouco que tem para ajudar quem mais precisa. Estamos nos colocando no lugar do outro, sem pestanejar.
As principais características que identificamos numa pessoa empática:
- Possui uma conexão natural com as pessoas;
- É extremamente sensível e toma para si as emoções dos outros;
- Sempre disposto a ajudar;
- Sabe respeitar a opinião alheia;
- E tem uma comunicação adequada.
E qual a conclusão disso tudo? Empatia é a conexão entre as pessoas, a união de todos, ela tem mostrado ser a força que ajuda na mudança do mundo.
Bom, e agora que entendemos o significado de empatia, para uma próxima, vamos falar da importância dela no papel das lideranças.
Daiane de Paula é Relações Púbicas e diretora comercial da SIMBRASIL – Consultoria e Capacitação
A SIMBRASIL Consultoria e Capacitação de Porto Alegre atua no desenvolvimento de pessoas há 24 anos, disseminando, capacitando e implementando técnicas de gestão em negócios com foco em resultados.
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