O NOVO NORMAL *
O termo “normal” possivelmente refere-se à situação de naturalidade, onde estamos com as condições de vida e de trabalho sobre controle, o que em gestão, chamamos de “zona de conforto”. Neste momento tudo mudou de forma abrupta, tivemos uma disrupção que não estava prevista em nenhum livro de estratégia, nenhuma dica nas apostilas de inovação e possivelmente estava contemplada em algum filme de ficção.
O que me leva a uma convicção: não voltaremos a mesma normalidade após esta experiência, então teremos que repensar e nos preparar para um NOVO NORMAL.
Um normal onde usar máscaras na rua não nos destaca mais, um normal onde as restrições de contato são necessárias, um normal onde passa a ser vital o desempenho autônomo da minha equipe, o controle das minhas reservas financeiras, um normal de tantas outras coisas que vão estar diferentes a partir desta experiência.
Certamente não estávamos preparados para isso, então escolhi cinco temas que são fundamentais para todas as organizações neste momento. As cinco perspectivas do novo normal:
1 – Estratégia e Inovação, quais os movimentos foram e serão fundamentais para que a minha organização permaneça firme no seu propósito e tenha condições de se reinventar constantemente.
2 – Processo Interno e Controles, o que consegui manter sistemático, quais os indicadores e processos que aprimorei e passei a controlar, quais os custos vitais, as reservas financeiras e como adaptá-las de forma rápida em momentos críticos.
3 – Pessoas, as suas motivações mudaram, os membros da minha equipe passaram a preocupar-se com filhos em casa, pais em risco, colegas contaminados, passaram a valorizar alguns pontos que possivelmente estavam adormecidos em suas prioridades.
4 – Relacionamento com Clientes, imediatamente os canais de comunicação mudaram, tivemos que nos adaptar, os contatos, modelo de vendas e entregas, passaram a ser diferentes, aqueles que se adaptaram rápido tiveram mais sucesso.
5 – Liderança, este ponto é sempre fundamental, mas neste momento foi fortemente testada, os bons líderes que trabalham com serenidade e fatos, certamente se destacaram, como seus propósitos e princípios claros, tiveram serenidade na condução da sua organização. Acredito que aqueles que ainda tiveram a percepção de seus legados, tornaram este momento uma grande oportunidade de crescimento e aprendizado.
Encerro apenas com uma frase de Einstein: A mente que se abre a uma nova ideia jamais volta ao seu tamanho original.
O normal mudou!
Albano Mayer é Diretor fundador da SIMBRASIL
*Artigo publicado em 02/05 no Jornal AHORA de Lajeado
A SIMBRASIL Consultoria e Capacitação de Porto Alegre atua no desenvolvimento de pessoas há 24 anos, disseminando, capacitando e implementando técnicas de gestão em negócios com foco em resultados.
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