PDCA na prática!!
Estamos diante de um complexo problema de saúde que atinge a todos nós!
E me dei conta da importância do trabalho de equipe, do desafio de escolher as pessoas certas para o lugar certo e reunir as mais diversas especialidades do campo do conhecimento da saúde e engajá-los com um propósito claro: Encontrar o antidoto para neutralizar essa pandemia.
Me dei conta da importância do método científico adotado por esta equipe para compreender o problema claramente baseando-se em dados e fatos sem achismos.
A partir daí levantar dados e fatos que possam identificar as causas prováveis que geram os efeitos indesejados então discutir as melhores práticas que outros países estão adotando com sucesso e consensar sobre as melhores estratégias de ataque para neutralizar seus efeitos nefastos considerando a realidade brasileira.
A importância da execução do plano definido pelo time e a utilização de indicadores de desempenho quantitativos e qualitativos para verificar a eficácia das ações tomadas.
Caso ocorra desvios dos resultados esperados, tomar ações imediatas de ajustes e correções, avaliando acertos e fracassos que constituem a base do conhecimento humano.
Me dei conta que estamos vivenciando o método de gerenciamento PDCA!
O ciclo de melhoria contínua onde há o momento para planejar a ação (PLAN – Planejar), há o momento do esforço e dedicação na execução do plano definido (DO – Fazer), Há o momento da verificação dos resultados (CHECK – Verificar) e ações de correção sobre os desvios verificados (ACT– Agir corretivamente) até atingir o resultado esperado.
Nosso ministro da saúde Luiz Henrique Mandetta está liderando uma equipe que até o momento tem passado uma imagem de competência e comprometimento com o resultado. A preocupação com uma comunicação direta e clara com o povo brasileiro para que façamos a nossa parte nesse momento.
Acredito que logo mais sairemos desse momento difícil e crítico para todos. Acredito que estamos diante de um novo mundo, um novo tempo. Um tempo em que sejamos menos egoístas, mais solidários, mais espiritualizados e mais humanos.
Pedro Blos é diretor e fundador da SIMBRASIL – Consultoria e Capacitação
A SIMBRASIL Consultoria e Capacitação de Porto Alegre atua no desenvolvimento de pessoas há 24 anos, disseminando, capacitando e implementando técnicas de gestão em negócios com foco em resultados.
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