A arte de liderar e suas principais competências

Segundo Joel Barker “ líder é alguém que decidimos seguir até um lugar onde não iríamos sozinhos”. Já, nosso filósofo Mário Sérgio Cortela, defende que a liderança é uma arte onde a líder ou o líder precisa da  “insatisfação positiva pois assim desejaríamos mais e melhor.”

Reparem que na percepção dos dois profissionais consagrados uma questão comum aparece, de que a liderança é uma questão de virtude e não de dom, isto é, qualquer um de nós pode liderar alguma coisa mas nenhum de nós pode liderar qualquer coisa.

Talvez a principal característica da liderança seja a capacidade de compartilhar uma ideia, um sonho, uma visão e estabelecer um caminho para atingi-la para então agir com entusiasmo levando a sua equipe a concretizá-la.

Um líder é dotado de uma ética de resultados bons para todas as pessoas envolvidas com uma conduta pessoal admirável, isto é, uma líder ou um líder deve ser ambicioso (querer mais e melhor) e não ganancioso (querer só para si a qualquer custo).

Liderar significa inspirar, engajar, animar, idéias, pessoas e projetos e portanto o líder ou a líder deve ter a sensibilidade de ultrapassar o óbvio, o evidente, o corriqueiro.

A um chefe você obedece, um líder você admira, procura e segue. A liderança não um cargo é uma função porque o líder corrige sem ofender, orienta e aconselha sem humilhar.

A liderança como qualquer função é ligada ao tempo, a experiência. Entretanto não se mede a experiência na função pela extensividade do tempo mas pela intensidade da prática, como me referi anteriormente, saindo do óbvio e correndo o risco do acerto ou fracasso e avançar para o futuro.

Um líder deve manter a sua mente aberta, se adaptando a realidade não  permitindo que sua cabeça envelheça.

O líder deve elevar a sua equipe, isto é, a liderança é a escolha de servir aos outros e não ser servido pelos outros.

O líder é capaz de reinventar a sua própria arte, estimulando as inovações, as melhorias dos processos sob sua autoridade e responsabilidade.

O líder é sério mas não sisudo, é aquele que traz alegria a convivência, comemora as vitórias grandes ou pequenas, compartilha as lições dos fracassos e deixa a sua equipe energizada, animada.

O líder ou a líder é aquela que empreende o futuro, ou seja, ao invés de reclamar, faz acontecer, ao invés de esperar, vai buscar, ao invés de reclamar da escuridão acende a vela.

Compartilho da percepção do professor Falconi Campos em sua declaração de que A LIDERANÇA É 70% DE TUDO.

Autor: Pedro Blos – Diretor SIMBRASIL

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *