Os 3 M´s da gestão de Resultados

Em um adorável almoço comercial com um de nossos clientes preferenciais me dei conta do que realmente importa em uma gestão de resultados.

O insight se resumiu a três palavras inspiradoras:

  • Meta; Método e Motivação;

“Se você não sabe para onde vai, qualquer caminho é um bom caminho”, então a questão básica é: Como estabeleço metas para as pessoas que trabalham comigo e que estão sob minha orientação?

Quais são os resultados esperados de cada colaborador e em que prazo? De que maneira realizo o acompanhamento do desempenho? Será que os indicadores de desempenho de processo que utilizo estão conectados com a  performance geral da Organização?

Estas questões me fizeram recordar  um filme antigo denominado “Mudança de Hábito” estrelado pela atriz Woopi Goldberg. Há uma freira que rege um coral de freiras de baixo desempenho e muito desafinado que desagradava o público ouvinte. A causa principal deste resultado indesejável é que o foco da regente  era fazer com que as cantoras simplesmente cantassem, sem se importar com a afinação e ou harmonia.

Na gestão corremos os mesmos riscos quando o foco não está claro para a equipe. Apesar do esforço e a dedicação das pessoas, não atingimos os resultados de encantamento dos clientes.

A segunda questão é o método. A base do método é o conhecimento e a habilidade. Voltando ao nosso filme, a madre superiora estabelece que a Woopi Goldberg, que interpretava uma cantora de cabaré, importante testemunha ocular de um crime provocado por um gângster e que, devido a esse fato, se refugiava no convento; participasse do coral apenas como cantora, porém as colegas a elegeram a nova regente.

Com os seus conhecimentos de regência e canto bem como a habilidade em influenciar pessoas, conseguiu organizar os naipes de vozes, identificou as cantoras de potencial para assumirem novos papéis no grupo e intensificou os ensaios.

O resultado foi afinação, harmonia, inovação e motivação da equipe e conseqüente sucesso na apresentação das músicas e conseqüente aumento da freqüência de pessoas nas missas de domingo.

A questão aqui é discutirmos como estão seus conhecimentos sobre os processos sob sua autoridade e responsabilidade? Como está o seu poder de influência sobre seus subordinados? Como está a sua capacidade de resolver problemas de processo? Como está a sua capacidade de identificar e aplicar estratégias de sucesso?

A terceira questão é a motivação. Se motivação é movimento em direção a algo, como estamos estimulando a equipe em direção aos nossos alvos? Veja no filme a primeira motivação das freiras era simplesmente cantar afinado e de maneira harmônica. Quando elas de deram conta que eram capazes disso, uma segunda motivação surgiu que era cantar uma música inteira de maneira afinada. Quando perceberam que eram capazes, a terceira motivação era cantar uma música até o fim, afinada, harmônica e criativa. Quando se perceberam capazes, agora almejavam cantar uma música até o fim, afinada, harmônica, criativa com solos individuais e coreografia. E todo esse esforço para serem RECONHECIDAS com palmas.

A questão aqui é como estamos reconhecendo a excelência do trabalho executado pelos nossos colaboradores? Qual o orçamento anual previsto para este fim? Quais são os critérios de reconhecimento no dia a dia? O reconhecimento por realizações acima e além do dever? O reconhecimento pela carreira? Eventos comemorativos? E a equidade do reconhecimento versus a contribuição?

Portanto, os líderes que atingem resultados econômicos e humanos a partir das pessoas são também os melhores fixadores de objetivos, os melhores comunicadores, mais confiáveis e mais capazes de tornar as pessoas responsáveis.

Autor: Pedro Blos – Diretor SIMBRASIL

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