Liderança, uma questão de resultados?

São em tempos de turbulência e incertezas que as lideranças se fazem mais necessárias para orientar, estimular e acompanhar equipes vencedoras.

Não vamos discutir questões que são essenciais para os profissionais que desejam exercer a liderança como a iniciativa, integridade, ética e comunicação clara. Mas este artigo pretende apresentar outros fatores como propósito claro, estratégia e avaliação de performance.

Grande parte dos profissionais estão diariamente envolvidos em várias situações de rotina que envolvem tomadas de decisão para solucionar problemas que se apresentam carregados de urgências, conflitos, exigências e nos esquecemos de perguntar:

“Porque fazemos o que fazemos do jeito que fazemos?”

A maior parte das organizações tem gestão demais e liderança de menos. Empresas com um claro propósito geram mais resultados do que outras, porém fazem parte de um pequeno grupo seleto.

Os líderes devem inspirar (colocar o propósito em primeiro lugar) a sua equipe e agir com conhecimento técnico (método).

Nossos questionamentos periódicos deveriam ser:

– Qual o propósito da nossa Organização e como o nosso departamento pode contribuir com este resultado?

– Por quais valores iremos balizar o nosso comportamento diário para atingirmos o propósito?

– Que indicadores de desempenho utilizaremos para aferir nossa evolução?

– Qual o nível de desenvolvimento que cada integrante da nossa equipe está em relação a atividade profissional que deve executar.

– Que caminho utilizaremos (estratégias) para cumprir o nosso propósito e atender a lacunas de competência e comportamento?

– Que acordo firmaremos com a nossa equipe de trabalho para quando atingirmos os resultados esperados?

– Como realizaremos o devido reconhecimento aos integrantes que se destacam, como devemos redirecionar esforços e como devemos agir em situações de conflito?

Segundo Albert Einstein: “Somente quem se dedica de corpo e alma a uma causa pode ser um verdadeiro mestre. A excelência, pois, exige a pessoa por inteiro”.

 Pedro Roberto Blos Sobrinho

Diretor da SIMBRASIL.

liderança (1)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *