FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES

Objetivo

Habilitar os participantes para atuar como multiplicadores e instrutores internos, levando-os a conhecer métodos e técnicas de capacitação de adultos a serem aplicadas em programas de Educação Corporativa de sua Organização.

Os conteúdos serão desenvolvidos por meio de exposições, debates e simulações em micro aulas, exercício de feedback e apresentação que é filmada e avaliada individualmente. Todos os procedimentos visam levar os participantes à efetiva aprendizagem e consequente eficácia na sua prática como instrutores eficazes.

 

Conteúdo

Levantamento de Expectativas e Técnicas de Aquecimento:

  • Favorecer o contato entre os integrantes do grupo;
  • Avaliar a predisposição do grupo;
  • Diagnosticar o nível de interesse;
  • Identificar o perfil do grupo.

 

Qualificação e Importância do Instrutor:

  • O perfil do instrutor frente às mudanças de cenários;
  • Papéis desempenhados pelo instrutor.

 

Desenvolvendo o Processo Ensino-Aprendizagem Através da Abordagem Andragógica:

  • Conceituação;
  • O instrutor desenvolvendo o processo de Andragogia (educação e aprendizagem de adultos);
  • Etapas e componentes de um planejamento didático eficaz;
  • Nível de abordagem dos conteúdos. Quantidade x qualidade;
  • Motivação x Aprendizagem;
  • Manejo da situação de aprendizagem (o grupo e o interesse dos participantes);
  • Estratégias de liderança para lidar com participantes e grupos diferentes.


A Comunicação Como Fator de Aprendizado:

  • O processo de comunicação e seus elementos;
  • Ruídos e bloqueios que comprometem a qualidade da comunicação;
  • Cuidados e aspectos essenciais à comunicação: voz, fala, ritmo, contato visual, etc.;
  • Desenvolvendo a capacidade de comunicar-se utilizando os gestos como complemento da linguagem verbal;
  • O marketing pessoal através da comunicação.

 

Avaliando o Processo de Transmissão de Conhecimentos:

  • Avaliação do processo: paradigmas e conceitos;
  • Instrumentos que podem ser aplicados para avaliar conteúdo e processos de treinamento.

 

O Plano de Aula:

  • Montagem de um plano de aula.

 

Dinâmica de filmagem e feedback para todos os treinandos.

 

Carga Horária: 16 horas de capacitação.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *